5 dicas para começar o ano sem faltar na academia

Hoje em dia é comum ver academias lotadas de pessoas em busca de um corpo mais bonito e saudável. Porém, é preciso tomar cuidado com o desejo de conseguir resultados da noite para o dia. Exercícios praticados incorretamente e sem acompanhamento de um profissional podem gerar lesões e dores musculares. É necessário ouvir a opinião do médico e de um profissional de educação física antes de iniciar as práticas esportivas para saber qual a melhor forma de trazer benefícios ao seu corpo e organismo, sem cometer abusos.

É muito importante que faça uma avaliação física para saber como será sua caminhada na prática de atividade física. Lembre-se: atividade física é um investimento e precisa seguir com persistência. Trouxemos 5 passos para você não falhar. Confira:

1️⃣ Qual é o primeiro passo para quem deseja iniciar uma atividade física?

O primeiro passo para o aluno que vai começar a atividade física é procurar um médico, fazer os exames necessários para saber se está apto. É a partir dessa avaliação que a pessoa fica liberada ou não para as práticas esportivas.

2️⃣ Prioridade!

Coloque sua atividade física em algum horário que consiga cumprir, não marque compromissos no horário, dê prioridade para este momento. Anotar na sua agenda é uma das melhores formar de visualizar e se programar minimizando as chances de “sabotar” seu momento.

3️⃣ Lugar especializado.

Procure uma academia com profissionais especializados que atenda às suas expectativas, que faça uma avaliação física completa além da composição corporal a mensuração de suas capacidades (níveis de força e cardiorrespiratório). Assim, podemos dizer onde será a prioridade de treino e até estimar o tempo de suas primeiras mudanças fisiológicas.

4️⃣ Qual o tempo mínimo que um iniciante deve reservar para praticar a atividade física?

Costumo dizer que ao iniciar uma atividade física, menos é mais. É necessário começar devagar. O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se duas ou três vezes por semana, durante 30 minutos, 40 minutos ou 1 hora. Todo indivíduo possui um período de adaptação, sempre respeitando toda a periodização para ter um melhor resultado e atingir o objetivo proposto com saúde e segurança.

5️⃣ Qual é o treino sugerido para quem vai iniciar as atividades?

Não existe uma receita, cada pessoa tem que ter um treino personalizado. A musculação vai muito além de 3 séries de 10 repetições ou 4 séries de 15 repetições, cada intensidade, volume de treino e tempo de intervalo tem suas especificidades dentro de uma periodização que foi montada de acordo com os resultados da sua avaliação. Por isso a importância de um profissional especializado.

Richard Alex Ribeiro da Silva

cref: 16615 G/df

Insta: @personal.richard

Acuas Fitness