Treino HIIT Emagrece Mesmo? Descubra Agora!

Sigla de origem inglesa, HIIT significa High Intensive Interval Training, no português Treino Intervalado de Alta Intensidade. O treino intervalado nada mais é do que períodos alternados de trabalho intenso com períodos de descanso relativo, mantendo assim a intensidade constante durante todo o treino. Uma das grandes vantagens do HIIT é a curta duração, onde atende a expectativa da maioria das pessoas.

Nos períodos de Alta Intensidade significa que a freqüência cardíaca deve ficar entre 70% e 100% da freqüência máxima durante o treino, visando empurrar o corpo em direção aos limites metabólicos enquanto os períodos de baixa intensidade permite que se recupere. O tempo de desaceleração da freqüência cardíaca depende da capacidade de recuperação de cada individuo.

Durante o treinamento o corpo passa por um déficit de oxigênio, e tenta voltar ao que era antes de começar o treino. Esse excesso de consumo de oxigênio pós-exercício que aumenta o metabolismo, permitindo queimar calorias por até 48 horas.

Estudos mostram que os períodos curtos mais intensos resultam em maior perda de gordura ao longo do tempo, se comparados com os períodos mais longos e de baixa intensidade, esse é o grande segredo do HIIT, sessões curtas com intensidades altas que resultam em maior perda de gordura. Outra vantagem do HIIT é a melhora no VO² máximo, que nada mais é que o volume do oxigênio consumido pelo individuo durante a realização de uma atividade física.

Além do emagrecimento, são inúmeros os benefícios de praticar o HIIT, são eles: melhora o condicionamento, queima extra de calorias, mais calorias em menos tempo, acelera o metabolismo, fortalece o coração, treinos curtos.

Caso queira praticar o HIIT, converse com seu Personal e esclareça todas suas dúvidas. Ele saberá montar um treino personalizado, controlando a intensidade, e de acordo com seu tempo disponível.

Luana Borges

CREF 011745 G/DF

Acuas Fitness