Obesidade versus Saúde

emagrecer x saude

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo assim, podemos afirmar que esse acúmulo excessivo possui origem multifatorial, ou seja, é resultado da complexa interação de fatores culturais, genéticos, fisiológicos e psicológicos.

Atualmente a obesidade pode ser classificada como um problema mundial de saúde pública, cuja prevalência vem aumentando continuamente.
Algumas doenças são amplamente relacionadas com o excesso e acúmulo de peso, tais como:

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, cardiopatias, asma, apneia, infertilidade, gravidez de risco, alguns tipos de câncer, depressão, entre outras.

O relatório “Obesidade: consequências econômicas e de saúde de um desafio global iminente” afirma que as doenças relacionadas a esta condição, como diabetes, problemas cardíacos e câncer, estão agora entre as três principais causas de morte no mundo, exceto na África Subsaariana.

Em diversos periódicos relacionados à saúde em geral, é comum observar o termo síndrome metabólica, o qual significa um conjunto de doenças e está diretamente relacionado com as condições agravantes do estado geral de saúde de uma pessoa obesa, ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Síndrome Metabólica está relacionada a uma mortalidade em geral duas vezes maior do que na população sem essa mesma condição e a um risco de morrer por doenças cardiovascular especificamente até três vezes maior.

Dados recentes mostram que desde 1975 a obesidade quase triplicou. Todos os anos, a condição é responsável por 4 milhões de perdas de vida. Uma pessoa é considerada obesa quando o índice de massa corporal eleva-se para > 30, induzindo assim ao risco de doenças graves.

A Lei 11.721/2008 determina que o 11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data havia sido criada, há cerca de dez anos, pela Federação Latino-Americana de Obesidade, porém reconhecida, em 1999, pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade. A World Obesity também adota o dia 11 de outubro como o dia mundial da obesidade.

A base do tratamento, são mudanças no estilo de vida como alimentação adequada e exercícios físicos, porém faz-se necessário um acompanhamento multidisciplinar para adequação da melhor estratégia a ser adotada.

Luis Cláudio Nolaco dos Santos
Cref. 16027 - G/DF
Instagram - @treinadorclaudio

Fonte: Pollock, fisiologia clínica do Exercício; Avaliação e prescrição de Exercícios Físicos; ONU NEWS.

Acuas Fitness