Por que não consigo Emagrecer?

Imagem 700px.jpg

Primeiramente, vamos entender o que é emagrecimento e perda de peso.

Emagrecimento: É algo além de reduzir dígitos na balança. Para emagrecer saudavelmente, é fundamental avaliar as alterações da composição corporal, como a diminuição do percentual de gordura corporal e o aumento da massa muscular.

Perda de Peso: É simplesmente o fator de diminuir dígitos na balança, mas precisamente diminuição de massa corporal total. Não necessariamente o indivíduo perde gordura – pode ser massa muscular.

Lembrando que para alcançarmos qualquer um dos dois objetivos, seja ele emagrecimento ou perda de peso, devemos ajustar dois fatores principais para otimização dos resultados: Alimentação (com a supervisão de um Nutricionista) e Exercício Físico (com a supervisão de um Profissional de Educação Física).

Cabe ressaltar que cada organismo tem necessidade de uma coisa. Por exemplo, pessoas com problemas graves nos tornozelos e joelhos precisam perder peso e, dependendo da gravidade da lesão, não interessa o tipo de peso que ele perca, mas sim que diminua a sobrecarga nas articulações prejudicadas.

O balanço calórico negativo (déficit calórico negativo), é primordial ou o principal fator para ter bons resultados em ambos os objetivos. Como assim? É quando seu organismo gasta mais calorias do que consome. Portanto, a pessoa precisa somar os gastos com atividades cotidianas, os gastos com o metabolismo e os gastos com os exercícios físicos. A soma destes valores precisa ser maior do que a quantidade de calorias ingeridas, através dos líquidos e alimentos para alcançar o balanço calórico negativo.

Para compreender isso melhor, veja o exemplo abaixo:

• Atividades cotidianas + metabolismo corporal + exercícios físicos = 2500kcal/dia

• Ingestão de alimentos e líquidos = 2100kcal/dia

• Balanço calórico negativo = 400Kcal/dia

Quando se fala em emagrecimento, logo vem em mente os exercícios aeróbios, porém, já se sabe da grande eficiência da musculação para ajudar a atingir esse objetivo.

Pois, um dos fatores já comprovados em livros e artigos e que torna a musculação tão eficiente em relação ao emagrecimento é que, além do gasto calórico durante a sua realização, há um aumento do metabolismo. Um dos fatores responsável por um aumento do metabolismo e decorrente da musculação é o aumento de nossa massa muscular, o que gera, consequentemente, um aumento no gasto calórico diário, pois quanto mais massa muscular, mais calorias serão gastas durante o dia.

Jhonny Herbert de Miranda Oliveira Andrade

Cref: 011969 - G/DF

Acuas Fitness