Exercícios simples para ajudar a manter a forma durante o lockdown

Mulher-fazendo-exercício-em-casa-e1547929924639.jpg

Em meio à pandemia do novo coronavírus, nos deparamos com situações de lockdown que nos impedem de frequentar academias de ginástica. Isso, entretanto, não pode e não deve ser motivo para interrompermos a rotina de exercícios, sob pena de diversos prejuízo à saúde, incluindo aí a diminuição da imunidade, o que se mostra crucial para enfrentarmos essa situação.

Nesse contexto, seguem algumas dicas de exercícios simples que utilizam apenas o peso do corpo, mas que são fundamentais para nos mantermos em forma durante o lockdown:

1. CORRIDA ESTÁTICA:

Esse exercício é bastante simples e implica em realizar uma simulação de corrida, elevando os joelhos o máximo possível, podendo ser feito durante 1min, com descanso de 1 min.  (repetir 2 a 5 vezes)

Benefícios :Trabalha membros inferiores e condicionamento cardiorrespiratório.

2. POLICHINELOS:

Exercício tradicionalmente realizado por militares, excelente para praticar em casa e sem auxílio de materiais. Em pé, coloque os braços paralelos ao corpo e, pulando, realize uma abertura dos pés e braços ao mesmo tempo por 30 a 60 segundos. (repetir 2 a 5 vezes)

Benefícios: Trabalha membros superiores e inferiores e condicionamento cardiorrespiratório.

3. AGACHAMENTO LIVRE:

Excelente exercício para fortalecer uma grande parte dos músculos do corpo.  Consiste em sentar e levantar de algum sofá ou cadeira por repetidas vezes, fazendo 2 a 4 séries, com até 20 repetições.

Benefícios: Fortalecimento de membros inferiores, core.

4. PRANCHA ISOMÉTRICA:

Consiste em ficar em decúbito ventral (barriga para baixo), se apoiando nos antebraços e na ponta dos pés, pelo máximo de tempo possível. Realizar de 2 a 5 séries (cada pessoa realiza no seu tempo limite).

Benefícios: Fortalecimento da região abdominal e lombar.

Educador Físico: Marcos Freire - Cref :008916 G/DF

Acuas Fitness