Precisa de disciplina para continuar treinando em casa? Essas 7 dicas vão te ajudar

Ficando em casa, o aumento do comportamento sedentário é natural. Ao mesmo tempo, é muito importante se manter fisicamente ativo para nossa saúde física e mental.

O exercício físico atua de maneira determinante em muitas patologias (exemplo: hipertensão arterial e diabetes), auxiliando no tratamento e no não desenvolvimento de novas doenças. Além disso, ajuda na melhora da imunidade, na regulação da ansiedade e diminuição de sintomas depressivos, fatores que podem ser prejudicados durante o período de isolamento.

E para nos manter ativos e nos cuidando, algumas dicas são valiosas para não cairmos na preguiça, nem perder o ritmo de treino. Se liga em algumas estratégias para se adaptar e ajustar sua atividade física diária durante o tempo em que permanecermos em casa.

1) Preparar o local e você também:

O primeiro passo para começar a praticar exercícios físicos em casa é encontrar um local na própria residência no qual seja possível realizar as atividades. Procure também se vestir como se fosse para a academia. Isso te dará mais conforto, te manterá na rotina e até segurança no treino em casa, afinal, um tênis adequado ajuda a reduzir impactos, por exemplo.

2) Materiais:

Recomenda-se usar equipamentos simples e versáteis que permitam fazer diversos exercícios. Exemplos: cabo de vassoura, cadeira, sofá, tapetes, baldes, dentre outros.

3) Dias e horários

Procure estabelecer na sua rotina um horário fixo para treinar. Isso ajuda a manter a regularidade e disciplina nos treinos (exemplo: segunda/quarta/sexta 8h).

4) Escolha um treino adequado para você

A sugestão é escolher um programa de acordo com seu nível de condicionamento físico e segui-lo. Assim como na academia, constância e progressão são as chaves para bons resultados. Geralmente um programa de treinamento tem começo, meio e fim e tem variação de exercícios de tempos em tempos. Isso tudo faz com que o corpo "não se acostume” aos movimentos e siga em evolução. Será pouco eficaz começar um treino de um em um dia e mudar no dia seguinte para outro, por exemplo.

Oferecemos para alunos no app My Wellness, treinos já montados para você treinar em casa. Confira e veja sua evolução!

5) Resultados

Ver a evolução dos treinos é outra forma de se manter motivado. Diversos aplicativos de saúde oferecem essa função, até mesmo através do Apple Watch. Outra forma de também visualizar os resultados é tirar fotos e acompanhar as mudanças nas imagens.

6) Cuidados

Treinar em casa também significa atenção redobrada, seja ao seguir um exercício em um aplicativo ou com um personal online, cuidado na execução e respeite seu ritmo para evitar lesões. 

7) Hidratação

Procure sempre se manter hidratado. Quando treinamos e fazemos atividades físicas, o ideal é repor 1,5 litros de água a cada quilo perdido. Por isso, uma ótima dica é se pesar antes e depois dos seus treinos para saber quantos litros de água precisará repor. No entanto, a quantidade definida deverá ser ingerida aos poucos.

Com essas dicas, ficará bem mais fácil focar nos seu treinos em casa. Agora é calçar o tênis e bons treinos!

Educador físico Walmer Júnior – CREF 5823 G/DF

Acuas Fitness