Milagres Prometidos no Treino Aeróbico em Jejum

Os exercícios aeróbicos possuem diversos benefícios, entre eles está o auxílio no emagrecimento. Porém, uma prática está se tornando comum nas academias, é a realização de exercícios aeróbicos de baixa intensidade e longa duração em jejum, popularmente conhecido como aeróbico em jejum. Alguns exemplos são as corridas, pedaladas, dança, pular corda, natação...

É importante lembrar que quando estamos em jejum, nossas reservas de glicose estão muito baixas, e para manter esses níveis o nosso corpo passa a usar outros nutrientes como fonte de glicose. Assim, vários estudos sobre o assunto mostram que os resultados obtidos nos treinos aeróbicos em jejum, em comparação aos treinos aeróbicos com alimentação balanceada, não mostraram grandes diferenças em perda de gordura, para justificar o desconforto e o risco nessa prática. Em contraponto, outros estudos defendem a prática como uma forma de diminuir gordura, mesmo sendo índices baixos para tal protocolo de exercícios.

Exercícios aeróbicos em jejum podem gerar realmente uma perda de gordura, e dependendo da intensidade, até perda de massa magra, porém, não são indicados para todas as pessoas, pois podem causar hipoglicemia, queda na pressão arterial e também colaborar com alguns acidentes indesejáveis nas salas de ginástica e musculação. Existem formas mais eficazes e saudáveis para serem usadas no processo de emagrecimento. É importante consultar profissionais especializados no assunto, como nutricionistas e profissionais de educação física. Treinos bem elaborados e alimentação saudável são os verdadeiros aliados no emagrecimento.

Érica Dias - Cref 16899 - g/de

Referências:

GENTIL, Paulo. Atividade física em jejum. 2002.

NATALÍCIO, Pryscilla Angélica Silva; PEREIRA, Tamiris Aparecida; GONÇALVES, Reginaldo; IDELFONSO, Rafael de Oliveira; DRUMMOND, Marcos Daniel Motta. O mundo da Saúde, São Paulo, 2015.

SILVA, Drieli Aparecida; CARVALHO, Viviel Rodrigo José de. A eficiência do exercício aeróbico em jejum na redução de gordura corporal. 2016.

Acuas Fitness